A crise em 17-Nov-2011: Médicos a mais


Este post nasce a propósito de uma notícia do público: Ministro da Saúde diz que hospitais têm mil médicos a mais .
Há médicos a mais para o nosso nível de PIB, é claro que há, é um escândalo até sermos dos paises da OCDE com mais médicos, vejam os dados  da OCDE , temos 40% mais médicos que nos EUA ou na Inglaterra, 60% mais que no Canadá. Por curiosidade vejam quem tem 140% de médicos a mais que o Canadá.
Neste momento este governo está a fazer experiências num doente em estado terminal porque as terapias contrastadas não existem.
Sou anarquista e não me sinto com credibilidade para criticar estas medidas.

Desde os anos 80 que tem aumentado o diferencial de rendimentos* DO TRABALHO entre os 20% mais bem pagos e os 20% pior pagos (uma das consequências dos cortes salariais pode bem ser uma "melhoria" deste rácio de desigualdade- S80/S20 - mas isso não é claro porque a elite laboral tem meios para se defender; médicos, gestores , advogados, alguns funcionário públicos, sempre encontram forma de explorar os outros trabalhadores: os dominados dos dominados).
O aumento da desigualdade poderia ter sido combatido pelas próprias vítimas da desigualdade, pelo voto, ou pela sociedade como um todo mas não, a desigualdade aumentou mas a paz social também aumentou (um paradoxo aparente!!!), os anos 90 e 00 assistiram a uma diminuição severa da criminalidade na Tugalândia.
O milagre Tuga?
Nem por isso... assistimos, isso sim, à barbaridade de se conceder rios de crédito a gente de alto risco de "impago" enquanto as transferências para os mais pobres também aumentavam - RMI, Complemento Solidário para Idosos, etc. e tal... - sem o necessário aumento dos impostos. O melhor dos mundos: mais transferências sem um ajuste fiscal suficiente e crédito aos pobres em vez de dignos rendimentos do trabalho que, repito, foi sendo cada vez pior pago em termos relativos porque o S80/S20 continuou a aumentar, era de 3,9 em 1985 e de 4,8 em 2008*.

EU, e mais meio mundo estivemos tranquilamente instalados no poleirinho S20 sem nada fazermos, nada, nadinha, nicles, nem um reles postezito indignado pelo absurdo de ganharmos mais de 80% dos portugueses fazendo um trabalho meritório, sim, mas apenas tão útil como o das senhoras que limpam as escadas da escola onde dou aulas. Agora, alguns de nós escrevem posts no facebook a precisar de correcção urgente quando 25% dos portugueses ganha menos de 550 euros **.
Não temos dinheiro para pagar ao mesmo tempo: a educação que temos, a saúde que temos e O SILÊNCIO DOS POBRES que fizemos. Agora temos de escolher e este governo já escolheu.

* Ver slide 21 do estudo http://ffms.pt/upload/docs/a7bda47e-13e3-4432-9f88-e0055934d934.pdf .

** Ver slide 9 do mesmo estudo.

P.S.: Em último recurso antes de pensar, seja o que for, ler o estudo TODO em http://www.ffms.pt/upload/docs/e7256dbe-1ee6-4e94-a834-fda6ed9d9bf5.pdf .

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Doce vadia

As mulheres de Camus ( II )

O grilo e a vontade