Calígula (de Albert Camus)


pg 22   Calígula: "Este mundo, tal como está feito, não é suportável. Tenho necessidade da lua."
     23   Calígula: "Os homens morrem e não são felizes."
     31   Calígula: "Governar é roubar"
     36   Calígula: "Os homens choram porque as coisas não são como deviam ser."
     57   Calígula: "... todas as horas ganhas sobre a morte são inestimáveis."
     61   Cherea: "Não há paixão profunda sem crueldade"
     82   Calígula: "A solidão! Que é que tu sabes da solidão? A dos poetas e a dos impotentes. A solidão? Mas qual? Ah, tu não sabes que nunca se está só! E que nos acompanha sempre o mesmo peso do passado e do futuro. "
     90   Os Patrícios: "... a verdade deste mundo que é a de não ter nenhuma..."
     93   Cipião: "Posso negar uma coisa sem (...) retirar aos outros o direito de acreditarem nela."
     110 Cherea: "Porque tenho o desejo de viver e de ser feliz."
     143 Calígula: "... não tenho só a estupidez contra mim. Tenho também a lealdade e a coragem daqueles que desejam ser felizes."
     144 Calígula: "... esta vergonhosa ternura é o único sentimento puro que a vida me deu até hoje."
     145 Calígula: "O amor não me basta"
            Calígula: "Sei que nada dura."
     146 Calígula: "... perfazer, enfim, a solidão eterna do desejo."
     147 Calígula: "... matar não é a solução."
            Calígula: "Como é desgostante, após ter desgraçado os outros, sentir a mesma cobardia na alma. Deixá-lo, nem sequer o medo dura. Vou reencontrar esse vazio enorme que pacifica o coração."
     148 Calígula: "Ainda estou vivo."

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Doce vadia

As mulheres de Camus ( II )

O grilo e a vontade