A arte do chamulho

À propensão das mulheres para se prostituirem, de forma não identificável como tal*, respondem os homens com o engano; fazem-se passar por mais saudaveis, mais generosos, mais poderosos ou mais ricos do que são.
Somos escravos da necessidade, sei-o bem. A reprodução reina no tempo da juventude, a busca do melhor macho reprodutor não se limita à floresta, veio até à cidade e quem não tem os atributos certos não tem de aceitar essa condição passivamente. Não deposito portanto nenhum juízo moral sobre estas duas faces da mesma moeda, a prostituição socialmente aceite e a manha dos homens...
A nobre arte de enganar mulheres que prometem copular em troca de algo mais do que a simples cópula tem nome em Buenos Aires, chama-se "El arte del chamuyo", uma velha palavra de origem castelhana: chamullo, "Palabrería que tiene el propósito de impresionar o convencer". Buenos Aires? Sim, pensem no que é o tango, o seu ritual, o seu propósito. E imaginem uma cultura de homens ensinados desde tenra idade que las minas têm de ser enganadas e levadas ao castigo com manha. Ao pé de um porteño todos somos uns amadores.
Uma busca rápida no google e logo nos primeiros dois resultados me saíram duas pérolas de sabedoria, aqui e aqui. Os porteños são o nec plus ultra de sedução planetária. E as mulheres, mesmo fingindo-se ofendidas, adoram-nos. Em Buenos aires até Agnes Gonxha Bojaxhiu teria perdido os 3, poupando-nos ao triste espetáculo da sua paixão triste pela renúncia ao próprio corpo, esse bem supremo e nossa única propriedade..




(*) A prostituição tem muitas formas e feitios e uma mulher saudável prostituiu-se alguma vez, prostitui-se ou vai prostituir-se. A mais velha profissão do mundo não é a prostituição porque a prostituição é mais velha do que o mundo, um chimpanzé do topo da hierarquia, se captura uma iguaria tem sempre duas escolhas: comê-la ou dá-la a uma fêmea em troca de sexo. As fêmeas primatas usam o sexo para fazer alianças de proteção, para conseguir alimento, para conseguir poder, etc... . Como dizia o meu velho pai, quem tem uma cona tem uma quinta, quem tem uma picha não tem um caralho.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Doce vadia

As mulheres de Camus ( II )

O grilo e a vontade