O caminho do meio

Jesus, Judas e Pedro caminham pela Judeia e deparam com um rio caudaloso. Judas diz:
-É pá! Que rio! Como vamos atravessar, mestre?
- Caminhando sobre as águas, Judas.
- Oh Cristo, olha que eu não sei nadar, retorque Judas!
- Oh homem de pouca fé, confia em mim e não te afogarás!
Avança Pedro e atravessa, quase caminhando sobre as águas, com a água apenas pelos tornozelos. A seguir vai Jesus e, como era seu costume, caminha calmamente sobre as águas.
Judas começa por sua vez a travessia. Desconfiado, como sempre. Com medo de se afogar. Dá um passo e já tem a água pelos joelhos... Diz, assustado:
- Oh Cristo, olha que eu não sei nadar!
- Oh homem de pouca fé, confia em mim e não te afogarás!
Dá outro passo e já tem água pela cintura. Com a voz esganiçada diz:
- Oh Cristo, olha que eu já te disse que não sei nadar!
- Oh homem de pouca fé, confia em mim, não te afogarás!
Dá mais um passo e já só tem a cabeça fora de água. Com Judas quase a afogar-se diz Pedro para Jesus:
- Ó mestre, ensina-lhe o caminho pelas pedras ou ele afoga-se mesmo!

P.S.: O bom senso manda ir pelo caminho das pedras, o caminho do meio, o caminho do meio-dia de Albert Camus, mas sei que certas pessoas simplesmente não conseguem ir por aí...
Quanto a mim o faço o que me custar menos, o que maximizar a minha liberdade e autonomia. Em cada caso reservo-me o direito de decidir: umas vezes as pedras, outras aprender a nadar.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Doce vadia

As mulheres de Camus ( II )

O grilo e a vontade