As mulheres matam e matam muito

Eliane matou os dois filhos

As mulheres matam e matam muito. As primeiras vítimas de violência em Portugal são os idosos, li algures que 30% dos idosos apanham, o agressor é muitas vezes uma mulher; as segundas vítimas são as crianças, 20%?, o agressor é normalmente uma mulher - é lendária a agressão edipiana entre mães e filhas; só depois aparece a pseudo-violência de género, cerca de 10% das mulheres apanham do companheiro/marido, 2% dos homens apanham da companheira/esposa, nos casais gays a violência é superior, logo não há violência de género e sim violência doméstica.
Senhoras: Acabem com a hipocrisia. 
A violência combate-se como um todo e não privilegiando umas vítimas (as mulheres), colocando aí o foco mediático, em detrimento de outras (idosos, crianças e homens).

P.S.: A propósito da notícia "Polícia foi chamada três vezes à casa de mãe que matou os filhos"

P.P.S.: Eliane é nome de brasileira, se o é seria a 3ª brasileira a matar os filhos nos últimos meses em Portugal, das anteriores uma suicidou-se a outra não, as 3 sofriam depressões severas. 

Comentários

  1. é muito fácil explicar porque as mulheres são as agressoras mais frequentesd de idosos: são elas que, na maioria das vezes, ficam encarregadas de cuidar deles. O mesmo acontece em relação aos filhos maiores, mas duvido um pouco dessa estatística, o abuso sexual geralmente é feita por um adulto do sexo masculino.
    Sobre o puerpério, as alterações hormonais podem levar a mulher a diferentes níveis de depressão pós parto.
    E sobre informar que a mulher que matou os filhos é brasileira e que já foi a terceira dessa nacionalidade nos últimos meses, não dá vontade nem de comentar, mas me vejo na obrigação...
    estatísticas porcas e preconceituosas de reportagens de quinta categoria....
    nos últimos meses? quantos?
    e quantas mulheres portuguesas já também cometeram infanticídio nos mesmos últimos meses?
    qual essa proporção? e, num nível global, comparando mulheres de todas as nacionalidades, onde a porcentagem de infanticidio é maior: dentre aquelas que vivem fora de seu país, ou daquelas que vivem no país onde cresceram? É preciso muito cuidado ao tentar se definir os fatores desse tipo de distúrbio e mais cautela ainda para não relacionar estes fatores a minorias que já sofrem preconceito.

    ResponderEliminar
  2. Portugal é um dos países do mundo com menos homicídios per capita, aqui um homicídio é capa de jornal, de um popular em particular, o Correio da Manhã.
    Em Portugal há menos de dois homicídios por semana, por exemplo na maior cidade, Lisboa, em 2005, a toda a região metropolitana, com pouco mais de dois milhões de habitantes, registou 15 assassinatos e, no ano seguinte, 17.
    E dos 3 infanticídios que houve foram todas mães brasileiras que devem corresponder a menos de 100.000, ou seja menos de 2% de todas as mães...
    ---
    Aqui se protege as minorias e não se mostra a cara dos acusados, sobretudo se ficam vivos. Mas eu tenho uma estranha intuição: mais de metade dos crimes violentos são cometidos por estrangeiros e estes correspondem a menos de 10% da população. É uma estranha intuição...

    ResponderEliminar
  3. As minorias, em qualquer lugar do mundo, tendem a cometer mais crimes. Geralmente quem sai do próprio país o faz por necessidade. Antes de realizar qualquer comparação de um certo tipo de crime a certo grupo, deve-se estudar os aspectos socioeconômicos que envolvem sua realidade . E é preciso tomar muito cuidado com nossas "intuições. Elas podem nos levar ao preconceito sem que percebamos.Um livro que esclarece muito sobre essa relação entre minorias e criminalidade é o " white collar crime" de Edwin Sutheiland.
    Obrigada pela possibilidade de debater esse tema aqui.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Doce vadia

As mulheres de Camus ( II )

O grilo e a vontade